top of page

Chupar dedo complica os dentes


O hábito de chupar dedo muitas vezes segue a criança desde a barriga da mamãe.

Está cientificamente comprovado, este hábito está vinculado ao sistema de recompensa do cérebro.

Desistir dele, para a criança, é uma tarefa bastante difícil e sofrida. Por isso, ela precisa de ajuda e estímulo.

O ato de succionar o dedo, pelo vai-e-vem do movimento, altera a postura da língua mantendo-a no soalho da boca ao invés de acoplada no palato, seu lugar ideal de repouso.

A bochecha e a língua têm forças opostas de compensação para manter os dentes dentro da parábola perfeita, na qual devem se assentar.

Quando a língua fica mantida para baixo pela ação do dedo, as forças entre a língua e a bochecha se alteram e entortam os dentes.

Como eles, os dentes, são os responsáveis pelo impult de crescimento dos ossos maxilares e da face, tudo na criança desanda...

Os dentes funcionam como alicerce das estruturas faciais.

Quando os alicerces estão abalados o que acontecerá com toda a construção? Da perfeita harmonia e engrenagem dos dentes, onde o correto posicionamento da língua tem papel preponderante, dependerão a respiração, digestão, nutrição e postura da criança.

Se há desarmonia causada pelo hábito de succionar o dedo, a criança apresentará déficit respiratório, subnutrição (a criança ou mastiga ou respira...), irritabilidade, desatenção, hiperatividade ou alienação, e até baixa estatura.

A autoestima da criança também fica comprometida, pois o rendimento escolar, os esportes, e o relacionamento com os amiguinhos entram em queda.

Nossa! Quantas coisas podem decorrer desse ato que muitas vezes parece-nos até bonitinho, não é?

Foi com a intenção de ajudar vocês, mamãe e papai, a motivarem seu filhotinho chupador de dedo a abandonar o hábito que escrevi esse conto infantil. Existe riqueza maior do que compartilhar momentos de ternura lendo para nossos pequenos?

Desejo que os fofinhos, “Linguinha” e “Dedão”, possam ajudá- los nessa tarefa.

Postagens
Postagens recentes
Siga-nos
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Classic
bottom of page