Chupar chupeta é necessário?

 

 


Bem, essa é uma pergunta muito recorrente no meu consultório.

 

Há bebês que sentem maior necessidade de sucção do que outras. Por isso responder negativamente a essa pergunta seria até crueldade.

 

Normalmente o bebê que está sendo perfeitamente amamentado no peito- sem complementos de outros leites-não sentirá necessidade de chupar chupetas.

 

Se a chupeta é oferecida a uma criança que está sendo amamentada de forma natural, e rejeitada, para que forçar seu uso?

 

No entanto, outras vezes, por fatores normalmente relacionados a necessidades individuais do bebê, a chupeta poderá fazer parte da sua rotina até certo ponto e idade. E, isso também está relacionado a um conceito social, de que chupeta acalma o bebê...será?

 

De toda forma enquanto o bebê ainda não tem dentinhos, isso é até aproximadamente 6 meses, é possível oferecer a chupeta -sem insistência- a ele.

 

O uso prolongado da chupeta, quando a criança vai se tornando maiorzinha, por pressionar a língua no soalho da boca, modifica o tônus da musculatura das bochechas e lábios e acabar levando a criança a respirar pela boca e não pelo nariz. Prejudicando seu sono, não melhorando.

 

Isso de forma permanente deforma as arcadas ósseas, as  bases paras os dentes e o eles nascem tortos e se entortam cada vez mais, causando um desequilíbrio muscular e funcional de todas as estruturas faciais envolvidas no aparelho respiratório e mastigatório, e  da coluna.

 

Os dentes elementos mais duros que o corpo fabrica, alicerces do corpo, se prejudicam demais. Além de predispor a criança à vermes e consequente subnutrição.

 

É muito dano para desconhecer...

 

A medida que o bebe cresce, e mais dentinhos aparecem, o  uso da chupeta se foi iniciado, deve ser o mais descontinuado possível. Deixando-o somente para os momentos de estresse, cansaço e irritação ou quando o bebê está com dificuldade de pegar no sono.

 

O uso da chupeta nunca deveria ultrapassar a idade de 2 anos,  quando finda a fase oral do desenvolvimento.

 

Caso o seu filhote, netinho, sobrinho, tenha ficado amarradão na chupeta e está beirando essa idade ou mais, uma dica muito boa é fazer a troca dela por um presente do papai noel, do coelho da páscoa, do anjinho da guarda da fada dos dentes, que “ levam” a chupeta à noite, quando vem busca-la depois do combinado, e deixam o presente pedido, pela manhã...eles amam e trocam mesmo! Vai ter um chororô de arrependimento quando a outra noite chegar, mas mantenham-se firmes, três  dias depois, eles nem lembram mais da chupeta.

 

E, acreditem,  ela é um consolo mais para nós, do que para eles!!

 

Coisa mais linda essas crianças! Adaptam-se a tudo com muito mais facilidade que nós adultos!
 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga-nos
Please reload

Postagens recentes
Postagens

Chupar chupeta é necessário?

1/9
Please reload

  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Classic